Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Adaptados cumprem meio objectivo no mundial

     Desporto              
  • Luanda • Segunda, 17 Julho de 2023 | 09h21
Selecção de atletismo adaptado disputou o mundial de França
Selecção de atletismo adaptado disputou o mundial de França
Marcelino Camões

Paris (Do enviado especial) - Tendo como objectivo a obtenção dos mínimos para os Jogos Paralímpicos de 2024, a Selecção Nacional de atletismo adaptado cumpriu em parte com a tarefa no Campeonato do Mundo, que termina nesta segunda-feira em França.

Apesar de tratar-se da primeira meta assumida pelo Comité Paralímpico Angolano, ainda que cumprida apenas por Moko (100 e 200m) e Jaime (1500m), não se concretizou a segunda que seria a melhoria das marcas pessoais dos integrantes do conjunto.

Com uma equipa composta por quatro atletas, nomeadamente Regina Dumbo, Emeloide Kassang,  Juliana Moko (deficientes visuais) e Manuel Jaime (deficiente motor), Angola competiu nos 100, 200, 400 e 1500 metros e chegou em duas ocasiões às meias-finais e numa final directa.

Moko, claramente a melhor unidade dos liderados por José Manuel, está entre as oitos melhores atletas do mundo no Ranking do Comité Paralímpico Internacional, nas especialidades de 100 e 200 metros, numa altura em que o foco é preparar-se para a disputa do pódio nos Jogos Paralímpicos de 2028.

A atleta, apesar de ter estado a um passo de duas finais, regrediu nas marcas pessoais, por exemplo, nos 100 metros tinha 13.03 e acabou por baixar para 13.19, já nos 200m cronometrou 27.40 contra os 27.25 da fase qualificativa.

Manuel Jaime, especialista em meio-fundo, correu no domingo a final directa dos 1500m, quedando-se na 11ª posição, com o tempo de 4:16.19, mais ainda assim mantém-se elegível para os Jogos Paralímpicos “França´2024“.

No entanto, este corredor do Cuanza Sul já teve melhores marcas na distância, sendo a mais relevante obtida em 2019, no Campeonato do Mundo, disputado em Dubai, onde cronometrou 4.04, marca muito próxima da casa dos três minutos pretendida.

Quanto a Regina Dumbo e Emeloide Kassang defraudaram nas três provas de velocidade em que evoluíram na pista do estádio Charlety Porte de Gentilly. Não passaram da fase inicial nos 100, 200 e 400 metros e ainda estiveram aquém do esperado.

Porém, excepção seja feita a Dumbo, que se viu desqualificada nas preliminares dos 400m por falha técnica do atleta guia, Abel Santo.

A velocista cronometrou 1:01.83 tempo que daria acesso às meias-finais, mas o seu acompanhante cometeu um erro crasso no atletismo ao pisar a linha de uma pista que não era da dupla.

A delegação ao evento regressa quarta-feira ao país. MC
 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+