Luanda - A selecção nacional de sub-16 de xadrez estará ausente das olimpíadas da modalidade, por equipas, que se realizará na Holanda de 12 a 19 deste mês, por problemas financeiros.
A informação foi prestada à ANGOP, pelo vice-presidente da Federação Angolana de Xadrez (FAX), António Assis, indicando que a equipa nacional vai falhar a participação por falta de dinheiro para adquirir os bilhetes de passagem.
"A esperança que a FAX tinha era o suporte da nossa companhia de bandeira, TAAG, em conceder cinco bilhetes de passagem até Lisboa, mas esta rejeitou o pedido de patrocínio’’ – disse.
A Selecção constituída por quatro ‘’tabuleiros’’, dos quais uma menina, designadamente, Jaime Sonhy, Júlio Miguel, Leopoldino Costa e Jemima Paulo, já esteve em Julho do ano passado no Campeonato Africano disputado na Zâmbia, com resultados positivos.
‘’Esperávamos levantar a Bandeira de Angola no magno evento Mundial, e melhorar o posicionamento da Angola no ranking internacional, bem como elevar os níveis motivacionais dos jovens’’ - lamentou.
Face a este impasse, as atenções estarão viradas para a participação nos Campeonatos Africanos, nas categorias Sub 8, 10, 12, 14, 16 e 18, em masculino e feminino, que se realizarão no Cairo (Egipto), de 01 a 09 de Setembro próximo. BSV/FN