Bibala - Trinta técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) iniciaram, esta quarta-feira, um seminário de formação para formadores em metodologia de escolas de campo, no município da Bibala, província do Namíbe.
Denominado “master trainer”, o workshop aberto pelo vice-governador local, Abel Kapitango, reúne técnicos das províncias da Huíla e do Cunene, além do Namibe, numa organização conjunta entre o IDA e o programa de Fortalecimento da Resiliência e Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN).
Durante três dias, os participantes vão fortalecer, entre outros, conhecimentos e técnicas sobre práticas agrícolas sustentáveis para o desenvolvimento rural da região.
Na sua intervenção, o governante destacou a importância dos actores comunitários para a optimização e extensão da actividade agrícola, defendendo a realização de acções do género noutras partes do país.
Por sua vez, a coordenadora do FRESAN, Patrícia Carvalho, enfatizou o papel das escolas de campo na transformação dos sistemas alimentares, no empoderamento social e no crescimento económico das comunidades rurais. FA/VC