Uíge – Vinte mil pintos foram distribuídos gratuitamente, desde Janeiro deste ano, a dois mil avicultores da província do Uíge, para o fomento da produção avícola nos 16 municípios da região.
Da iniciativa do Ministério da Agricultura e Pescas, o projecto de repovoamento de aves iniciou em 2021, uma aposta que foi intensificada neste ano.
Em entrevista à ANGOP, esta quinta-feira, o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas do Uíge, Eduardo Gomes, explicou que vão continuar a distribuir pintos aos avicultores, a fim de impulsionar a criação e reprodução de aves na região.
Sem precisar o total de aves existentes na província, disse apenas que depois da reprodução desses pintos, a iniciativa poderá beneficiar outros avicultores de diversas comunidades da província.
Apesar de serem aves de fácil criação, Eduardo Gomes referiu que a dificuldade consiste na aquisição de ração, constrangimento que obrigou os avicultores a adaptarem a alimentação das aves.
Para o fomento da actividade, o responsável disse ser importante continuar a sensibilizar a população, sobretudo a camponesa, para apostar mais na criação e tratamento de aves.