Samba Caju - Cento e 50 famílias camponesas organizadas em cooperativas e associações, no município do Samba Caju, província do Cuanza-Norte, beneficiaram de meios agrícolas para alargar as zonas de cultivo.
Os camponeses receberam, sábado, do Governador da província, João Diogo Gaspar, dois tractores e respectivas alfaias, motobombas, enxadas, catanas, fertilizantes diversos, entre outros meios, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza.
Na ocasião, o governador entregou também, à administração municipal, roupas usadas, chapas de zinco, colchões e bens alimentaress para o apoio às famílias.
Ao intervir, o governador referiu que o Programa de Combate à Pobreza, implementado pelo Executivo, visa criar condições para que os cidadãos produzam o suficiente e assim contribuirem para a economia nacional.
A entrega dos meios, indicou, responde ao propósito do Governo de combater a fome e a pobreza e vai propiciar o crescimento económico e social da população.
Por este facto, encorajou os munícipes a dedicaram-se no aumento da produção de café, cacau, milho, feijão, entre outros produtos, de modo a colocar a província no rol dos grandes produtores de alimentos a nível nacional.
Por seu turno, a administradora da circunscrição, Maria Mafuta Bafutidy, em nome da população, agradeceu o gesto e manifestou satisfação pela entrega dos meios, que vão permitir aos camponeses aumentar a produção.
Com uma população estimada em 25 mil e 213 habitantes, o município de Samba Cajú controla três mil e 617 famílias camponesas,organizadas em 22 associações e 17 cooperativas agrícolas que, na campanha passada, colheram duas mil e 413 toneladas de produtos diversos. DS/IMA/SC