Lubango – Duzentos e 70 postos de trabalho para jovens foram criados em dois projectos agrícolas levados a cabo no município da Caconda, província da Huíla.
Os jovens estão empregados em dois projectos implementados desde 2019, nomeadamente a Fazenda Tômbola, com 500 hectares, e “João Luís de Sousa”, com mais de 60.
Um deles é João Luís de Sousa, que dá nome ao empreendimento, tendo apostado no cultivo de tomate, pimenta, batata rena, feijão e milho, cuja produção, para o presente ano, estima-se em mais de duas mil toneladas.
O jovem agricultor criou pelo menos 70 postos de trabalho direitos para a juventude local do município, que hoje conseguem sustentar as suas famílias.
Já a Fazenda Tômbola emprega 200 jovens e está empenhada na produção de hortícolas e fruticultura, numa área de 130 hectares em exploração, dos 500 previstos.
O presidente do Conselho Provincial de Juventude na Huíla, Filipe Kameya, visitou, hoje os projectos, tendo elogiado estas acções enquadradas no Programa Juvenil de Apoio à Produção Interna (PROJAPROM), afecto a este órgão.
“Estamos a conhecer os projectos dos nossos jovens empreendedores e incentivá-los a fazerem o cadastramento na base de dados do Portal da Produção Nacional”, disse.
Filipe Kameya fez saber que nos nove municípios visitados, constatou-se que os projectos agrícolas criaram mais de mil jovens.