Andulo - Cento e 60 toneladas de tomate foram produzidas e comercializadas na presente campanha agrícola 2023/2024, por produtores do município do Andulo, na província do Bié, soube a ANGOP.
A informação foi avançada, esta quinta-feira, pelo director municipal da agricultura, pecuária e pescas do Andulo, Paulo Chissonde, no âmbito da preparação da participação do município na V Feira Provincial da Batata e do Milho, a decorrer de 19 a 24 deste mês, no Cuito.
Sublinhou que o tomate foi cultivado num espaço de cinquenta hectares, que a par de outros produtos, tornando-se no principal "cartão postal" do stand do município no evento.
Para além de demonstrar o potencial do município, a ideia é atrair novos investidores, que está a preparar para a próxima campanha agrícola 2024/2025 mais de 90 mil hectares.
O responsável disse que o tomate produzido, para além do Bié, é vendido nas províncias de Malanje, Moxico, Lunda-Norte e Lundas-Sul, Huambo, Luand, assim como na República da Zâmbia, através do Caminho-de-ferro de Benguela (CFB).
Realçou ser uma das culturas que mais tem estado a ganhar espaço no município, que conta com a envolvência de mais de 70 produtores do ramo.
A realidade tornou o município do Andulo auto-suficiente deste alimento, por isso, Paulo Chissonde, defendeu a necessidade do Governo, apoiar com mais inputs agrícolas, de modo a continuar a incentivá-los a aumentar a produção não só do tomate, como de outras culturas.
Na campanha agrícola 2023/2024, o município preparou 82 mil hectares, onde foram semeados também o milho, trigo, feijão, batata, cebola, cenoura, repolho, couves, beringela, frutas e hortaliças diversas.
Estima-se que até ao final da safra possam ser colhidas cerca de 422 mil e 384 toneladas de produtos diversos. LB/BAN/MS