Nairobi - Vários guardas florestais e voluntários lutam desde sábado contra as chamas e os fortes ventos para controlar um incêndio que varre o Parque Nacional de Aberdare, no centro do Quénia, anunciaram as autoridades.
O incêndio começou na noite de sábado (5) e "alastra-se muito rapidamente", relatou um responsável do Serviço de Vida Selvagem do Quénia (KWS, na sigla em inglês), a agência estatal que administra os parques nacionais.
O fogo devora "o pasto. Está a espalhar-se e tem muito vento", disse este funcionário, que pediu para não ser identificado por não estar autorizado a falar à imprensa.
"Mobilizamos a comunidade e o nosso pessoal na região e, no domingo, eles fizeram o que podiam (...) Mas ficaram sobrecarregados", completou.
O parque ficou famoso em 1952 porque a Elizabeth II, então princesa britânica que visitava o Quénia, soube que o seu pai, rei George VI, havia falecido. Ela estava hospedada no Hotel Treetops, construído numa árvore na selva de Aberdare.
A Rhino Ark, uma ONG queniana de protecção da natureza, informou no Twitter que mobilizou helicópteros para avaliar a extensão do incêndio.
Localizado a cerca de 100 quilómetros ao norte da capital, Nairobi, o parque tem cachoeiras espectaculares, exuberantes florestas de bambu e uma grande variedade de animais selvagens, como leopardos, elefantes e rinocerontes-negros.