Kampala - Pelo menos 10 pessoas morreram devido a chuvas torrenciais e deslizamentos de terra no leste do Uganda no domingo, confirmaram hoje as autoridades locais.
As chuvas afectaram particularmente a cidade de Mbale, onde arrastaram várias casas e veículos e destruíram plantações, enquanto em Sebei uma mulher e dois filhos morreram devido a um deslizamento de terra.
As inundações também causaram danos a pontes e a destruição de estradas entre Mbale e as cidades de Soroti, Tororo e Tirinyi, o que paralisou o tráfego na área, segundo o jornal ugandês 'Daily Monitor'.
Da mesma forma, o porta-voz da polícia na região de Elgon, Rogers Taitika, disser haver registo, até agora, de quatro corpos recuperados na área, enquanto o responsável administrativo de Mbale, Muhammad Mafabi, reconheceu que os danos materiais são muito elevados.
"As estradas foram cortadas e há pessoas deslocadas. As nossas equipas em breve fornecerão os números reais dos danos", acrescentou, antes de destacar que as inundações são um novo exemplo dos efeitos das alterações climáticas no Uganda.