Benguela - Várias baías pouco exploradas e outros lugares turísticos da província de Benguela, assim como a sua rede hoteleira, estão a ser divulgadas na Feira Agro-pecuária, Pesca, Indústria, Hotelaria e Turismo, soube a ANGOP.
As baías dos Pássaros e dos Elefantes, a praia da Canhoca, os montes do Egipto Praia, são alguns dos pontos apresentados, através de uma tela, com informações de pessoal especializado.
Falando a jornalistas, o presidente da Associação de Hotelaria e Turismo da província de Benguela (AHTUB), Cláudio Silva "Pepino", afirmou que o sector do Turismo é o que mais cresce a nível do mundo, por isso "não podemos estar distantes deste facto".
"Temos vários projectos: vamos criar um ponto informativo turístico, onde se pode encontrar guias turísticos, autocarros para transporte e outros meios", explicou.
Para o efeito, o responsável revelou que a AHTUB está a trabalhar com o Governo Provincial de Benguela no sentido de localizar as baías com maior potencial turístico, para a sua requalificação e colocá-las à disposição da população.
As infra-estruturas para apoio ao sector também estão no pacote de investimentos.
Destacou o sector da restauração, justificando que os turistas, depois de andarem vários quilómetros, precisam de descansar e desfrutar da gastronomia da região e não só.
"Hoje em dia ainda se exploram baías dos anos 70, onde há excesso de pessoas. Estamos a trabalhar com o Governo para abrirmos as outras e estendermos a oferta", pontualizou.
Por outro lado, o empresário Jorge Gabriel é de opinião que, para a classe colaborar para o desenvolvimento do Turismo e Hotelaria, precisa de apoios.
Para ele, "há muitas portas que devem ser abertas" para se concluir os projectos em curso.
"Precisamos que os bancos facilitem os créditos e a Administração Geral Tributária diminua a carga fiscal para ajudar, principalmente as pequenas e médias empresas", justificou.TC/CRB