Luanda - A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, manifestou, no sábado, solidariedade à Tanzânia, face as consequências do fenómeno El Nino, que provocou 155 mortes.
Numa mensagem enviada à sua homóloga da Tanzânia, Tulia Ackson, a líder do parlamento angolano avançou que os deputados angolanos acompanham, com “grande preocupação", a catástrofe natural provocada pelos efeitos do El Nino.
Segundo dados, as chuvas fortes, associadas ao fenómeno climático El Niño, que levaram a inundações e deslizamentos de terra, provocaram 155 mortes e destruíram casas, escolas, entre outras infra-estruturas de impacto.
“Transmito, em nome dos deputados da Assembleia Nacional, a nossa solidariedade e sentido pesar ao povo irmão da República Unida da Tanzânia neste momento de profunda dor e consternação”, lê-se na mensagem.
Carolina Cerqueira augura que as equipas de socorro e de apoio humanitário ajudem a mitigar a dor e os efeitos nefastos causados às famílias das vítimas e às populações.
Conforme a presidente da AN, a acção conjunta para mitigar os efeitos dos desastres e das catástrofes naturais, que têm provocado o aumento da instabilidade social e da vulnerabilidade das famílias, continuará a merecer particular atenção no âmbito dos programas de emergência do Fórum Parlamentar da SADC. OHA