Ondjiva – Cinquenta e quatro cabeças de gado bovino roubadas, em Fevereiro último, da fazenda Tchissola-K, no município da Cahama, no Cunene, foram recuperadas pela Polícia Nacional e restituídos hoje, sábado, ao proprietário.
Os animais foram recuperados nas localidades de o Cavalawe, Cambu e Tchivange, após denúncias da população, que despertou os efectivos da polícia e especialistas do SIC, a realizarem uma operação denominada “Ondambo”, num período de 15 dias.
Actividade de enfrentamento policial, permitiu igualmente a recuperação de seis cabritos, retirados na mesma fazenda, pelos meliantes.
No acto de entrega dos animais, o comandante municipal da Polícia Nacional em exercício na Cahama, intendente, João Koty, disse que a operação visou desencorajar a prática do roubo de gado muito frequente na zona.
Informou que as micro-operações continuam no município, para prevenir e combater esse tipo de crime, bem como a detenção de seus autores.
João Koty encorajou a população a manter o espírito de denúncia de movimentação suspeita de animais, de maneira a serem frustradas as pretensões de roubo, que afecta a economia das famílias na zona rural.
Por sua vez o gerente da fazenda Tchissola-K, Alcino Sayengue, manifestou-se satisfeito pela recuperação do gado, destacando o empenho da corporação.
Por seu turno, o administrador municipal da Cahama, Mário Katiti, encorajou as forças da ordem, a manterem essa postura, visando garantir a protecção dos bens das famílias e a segurança das comunidades.
A Polícia Nacional no Cunene, em 2021, recuperou e devolveu aos legítimos proprietários mil e 179 cabeças de gado bovino, caprinos, suínos e ovelhas.