Lubango – Quatrocentos e 92 jovens ganharam o primeiro emprego na província da Huíla, em 2020, no quadro do Plano da Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (Inefop).
Trata-se de jovens que, na primeira fase do programa, beneficiaram de kits profissionais e criaram os seus negócios como salão de beleza, corte e costura, serralharia, electricidade de baixa tensão, agricultura, entre outros.
Segundo a chefe do departamento dos serviços de emprego e formação profissional do INEFOP na Huíla, Fernanda Luzia, os jovens, antes de receberem os kits profissionais, beneficiaram de ormação profissional no ramo em que estão inseridos.
Fez ainda saber que a instituição encaminhou 150 jovens em distintas aéreas de formação profissional em empresas públicas e privadas, na perspectiva de beneficiarem de estágios profissionais remunerados.
O programa é levado a cabo em parceria com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), através de um projecto denominado “Saber fazer em Desenvolvimento”.
O PAPE surgiu em 2020 para promover, formalizar pequenos negócios, reconversão da economia informal e contribuir para o aumento do rendimento familiar, de modo a reduzir a pobreza no país.
nnnn