Luanda – A Agência de Notícias Angola Press (ANGOP-E.P.) constitui uma escola para o jornalismo em Angola e está liderar o sector na modernização de conteúdos e estilos de trabalho, face às mudanças de audiências.
Esta posição foi manifestada pela representação da Prensa Latina em Angola, numa mensagem por ocasião dos 49 anos da criação da ANGOP, assinalados no dia 30 do corrente mês, onde reiterou os sentimentos de amizade, gratidão, respeito e admiração existente entre as duas agências.
“Em nome da Prensa Latina, felicitamos e desejamos sucesso nos propósitos que animam a sua organização. A Prensa Latina e a Angop são agências irmãs com uma história de amizade e cooperação que desejamos manter e reforçar para o futuro”, lê-se no documento.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP).
No início, os seus trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico.
Em 1991, optou pela emissão do seu trabalho 24 sobre 24 horas e introduziu também inovações nos planos editorial e técnico.
A Prensa Latina é a principal agência de notícias estatal de Cuba, fundada em 1959 logo após a Revolução Cubana. AB/OHA