Benguela – Cerca de nove mil famílias camponesas, organizadas em cooperativas, começaram, nesta quinta-feira, a receber insumos agrícolas no município do Chongoroi, tendo em vista o aumento da produção na presente campanha.
A informação é da directora municipal da Agricultura do Chongoroi, Josefa dos Santos, quando falava na abertura do ano agrícola 2024/25, naquela localidade da província de Benguela, sob o lema “Agricultura familiar - caminho certo para o aumento sustentável da produção agrária”
Segundo a responsável, os insumos agrícolas foram disponibilizados pelo Governo Provincial de Benguela, no âmbito do apoio à agricultura familiar.
Para isto, disse que estão preparados 13 mil e 500 hectares de terras agricultáveis, onde a aposta será a diversificação da produção.
Também deu conta da existência de 32 escolas de campo preparadas para apoiar a presente campanha agrícola.
Por seu turno, o administrador municipal em exercício do Chongoroi, Tertuliano Francisco Malengue, exortou os produtores familiares a envidar esforços para produzir e garantir o alcance da autossuficiência alimentar.
Conforme disse, a abertura do ano agrícola reflecte o empenho do Governo na promoção do crescimento sustentável, com foco na agricultura familiar.
Além da entrega simbólica de insumos agrícolas aos produtores familiares, a abertura oficial do ano agrícola 2024/2025, que decorreu hoje no Chongoroi, ficou marcada com o lançamento de sementes à terra. JH/CRB