Lubango - Vinte e três jovens foram detidos em flagrante, segunda-feira, no Lubango, província da Huíla, a traficar e a consumir cannabis, no âmbito de uma operação policial nos principais pontos previamente identificados.
Os jovens foram detidos nos bairros Nambambi, Lalula, Bula Matadi, Comercial, A Luta Continua, 14 de Abril, Lucrécia e Patrice Lumumba, durante uma operação de patrulhamento ostensivo e de baixa visibilidade voltada às pessoas e locais de consumo de droga, feita pelo Comando Municipal da Polícia do Lubango.
Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, nesta cidade, o comandante provincial da Polícia Nacional na Huíla, comissário Divaldo Martins, informou que com os cidadãos foram apreendidos 25 embrulhos de liamba.
Segundo o oficial superior, o consumo de drogas tem sido, na maior parte dos casos, o principal móbil de crimes de homicídios por espancamento, agressão sexual, ofensas à integridade física, rixas na via pública, roubos e furtos.
Entre os envolvidos, conforme o comissário Divaldo, estão adolescentes e jovens dependentes da conhecida liamba, daí ter-se feito uma operação para desmantelar os principais focos e minimizar a incidência de casos.
Fez saber que já estão identificados os locais com maior tráfico e consumo do produto: “Boquita” (boca da Humpata, nas montanhas do bairro A Luta Continua), “No ringue ou Paraná”, no bairro Comandante Cow Boy (Calumbiro).
Outros locais com maior circulação da liamba, segundo o comandante, são o Mercado Peixe, na comuna da Quilemba, O Rio Mucufi, na fronteira entre os bairros 14 de Abril, Lalula e Patrice Lumumba, assim como Largo da Sé Catedral e o Campo do Zanguinha, no Lucrécia.