Ondjiva – Vinte mulheres da zona rural do município do Cuanhama, província do Cunene, receberam este sábado, kits de culinária, pastelaria e corte e costura, para o fomento do auto-emprego.
Trata-se de 10 kits de corte e costura, cinco de culinária e outros cinco de pastelaria, entregues às mulheres das comunas de Ondjiva, Mongua, Nehone, Oshimolo e Evale, que beneficiaram de uma formação inicial de 15 dias.
Os referidos kits avaliados em 19 milhões 933 mil e 555 kwanzas, enquadram-se no Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, da administração do Cuanhama.
Na ocasião, o administrador do Cuanhama, José Kalomo, disse que a iniciativa visa promover a integração económica e produtiva destas pessoas vulneráveis, por estarem entre as prioridades do governo.
Informou ser uma oportunidade para a prática da actividade de empreendedorismo nas suas comunidades, para o combate à fome e a pobreza, assim como proporcionar o bem-estar social e económico das famílias.
O administrador sublinhou que o objectivo é minimizar as necessidades deste segmento mais vulnerável da sociedade, por via da criação de políticas de inclusão económica, para eliminar as assimetrias sociais.
Milena Manuel, beneficiaria de uma máquina de corte e costura, enalteceu a iniciativa que vai facilitar o exercício de pequenos negócios e servir como fonte de sustento familiar.
Disse que é uma mais-valia a preocupação do Governo em resolver as necessidades da população, por via da promoção de formações técnico-profissionais e distribuição de kits de trabalho.
O Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP) conta com um valor anual de 336 milhões de Kwanzas, entregues as administrações municipais.
O município do Cuanhama conta com 360 mil e 491 habitantes, divididos administrativamente pelas comunas de Ondjiva, Môngua, Evale, Oshimolo e Nehone.PEM/LHE/DP