Huambo – A Delegação do Ministério do Interior (Minint) na província do Huambo criou, esta sexta-feira, o Posto de Comando de asseguramento, prevenção e combate à criminalidade, para garantia da segurança da população durante a quadra festiva.
O órgão, montado na Unidade de Polícia de Intervenção Rápida (UPIR), conta com postos de comando tácticos nos 11 municípios desta região do Planalto Central, com o objectivo de reforçar e fiscalizar as orientações sobre as medidas de prevenção a criminalidade, a sinistralidade rodoviária, incêndios e afogamentos.
O facto foi tornado público pelo comandante da Polícia Nacional na província do Huambo, comissário Manuel Gonçalves, durante a formatura geral do efectivo dos órgãos centrais do Ministério do Interior, incluindo da Polícia Militar (PM) e das empresas de segurança privada, com foco no asseguramento da quadra festiva (Natal e passagem de Ano).
Na ocasião, o oficial comissário disse que a criação do Posto de Comando visa, sobretudo, garantir a ordem e a tranquilidade públicas durante o período festivo, para que a população celebre a quadra festiva a qualquer hora do dia, incluindo os religioso, tanto nas cidades, como nos bairros, aldeias e comunas.
Assegurou que os órgãos de Defesa e Segurança estão prontos para garantir que a quadra festiva seja celebrada num ambiente de tranquilidade, daí a realização, desde o passado dia 15, da operação “Okuliandja”, que significa “Estar em Paz” na língua nacional umbundu.
“Como sabem, num momento como este, começasse a verificar um aumento significativo da circulação de pessoas e bens, por via terrestre, aérea e ferroviária, o que obriga os órgãos de Defesa e Segurança o redobrar da vigilância em todas as vias, para tornar a circulação dos cidadãos mais livre e segura”, salientou.
Alertou que a intervenção nas principais ruas deve na base do regulamento, no sentido de evitar que haja o excesso de velocidade, condução sob efeito de bebidas alcoólicas e permitir a normalidade da circulação dos camiões, para o abastecimento da população.
Disse que o efectivo dos órgãos de Defesa e Segurança deverá, igualmente, a trabalhar com a população, para evitar que a mesma tenha receio de se deslocar às ATM, aos mercados e em outros locais, com o objectivo de garantir a sua logística para a quadra festiva.
Contudo, apelou ao respeito pelos direitos do cidadão durante a actuação, com base na disciplina e na prudência, para que todos convivam em plena segurança e tranquilidade, evitando, deste modo, excessos da população e dos órgãos de Defesa e Segurança.
A par de homens, foram mobilizadas diversos meios, entre carros e motorizadas, para permitir um melhor patrulhamento, tanto nas zonas urbanas, como na periferia.
Situada no Planalto Central de Angola, com uma área de 35.771 quilómetros quadrados, vivem na nesta província, mais de dois milhões 700 mil habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma. ALH