Ndalatando - Sessenta e sete contratos de trabalho por tempo indeterminado foram assinados durante a Multifeira de Jovens empreendedores, em Ndalatando, província do Cuanza Norte.
Os contratos foram celebrados com empresas nos ramos da restauração, comércio geral, consultoria e contabilidade, segundo Faustino do Nascimento, responsável da empresa Kitembwe Eventos, co- promotor da feira, em parceria com o Conselho Provincial da Jueventude (CPJ).
A feira, que decorreu de 20 a 23 de Maio, com um volume de negócios de 11 milhões e 700 mil kwanzas, permitiu também a criação de 45 empregos temporários.
O evento contou com 170 expositores, decorreu no Centro Cultural “Alda Lara” e serviu para expor a criatividade da juventude local e criar novos oportunidades de investimento.
Ao intervir na cerimónia de encerramento, o secretário Executivo do CPJ no Cuanza Norte, Gaspar Faustino, indicou que o certame serviu para testar a capacidade organizacional e criativa dos jovens, bem como incentivar outros ao empreendedorismo como forma de promover a criação de postos de trabalho.
O administrador de Cazengo (Sede da província), Malundo Fausto Catessamo, apontou as vantagens do empreendedorismo para o auto emprego e criação de pequenas, medias e grandes firmas comerciais e com isso criar riqueza.
Para Lukeny Kualenza, expositor do município de Lucala, o evento, que acontece pela primeira vez, constituiu uma oportunidade de partilha de experiência do mundo de negócio, bem como firmar parcerias com outros empreendedores para alavancar o investimento.
Isabel Martins Francisco frisou que o evento serviu para fazer bons negócios, mas reclamou a falta de oportunidades de financiamento para que os jovens possam crescer no mundo de negócios.
Para a expositora, a juventude tem muita vontade de empreender, mas a falta de recursos inibe muitos jovens.