Lóvua – O município do Lóvua, 75 quilómetros da cidade do Dundo, província da Lunda-Norte, vai contar dentro de três meses, com um Centro de Apoio Social Integrado (CASI), no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social (Kwenda).
O acto de consignação das obras de reabilitação, ampliação e apetrechamento da infraestrutura que vai albergar os serviços do centro, cedida pela administração municipal do Lóvua, teve lugad hoje, quinta-feira.
O projecto orçado em 140 milhões de kwanzas, num financiamento do Banco Mundial, operacionalizado pelo FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, vai albergar serviço de justiça, assistência social, aconselhamento, saúde pública e cadastro de famílias em situação de vulnerabilidade.
Enquadrado na componente da Municipalização da Acção Social, o projecto visa aproximar os serviços da Administração Local e dinamizar a assistência às famílias vulneráveis, bem como prestar apoio às vítimas de violência doméstica e abuso sexual.
Na ocasião, o administrador municipal do Lóvua, António Mussumari, apelou aos empreiteiros no sentido de cumprirem com os prazos contratuais, tendo em conta a importância do centro na melhoria da qualidade da assistência social.
Por sua vez, o director do FAS- Instituto de Desenvolvimento Local, João Nascimento, disse que o CASI será um espaço de concertação, inclusão, onde as famílias poderão encontrar respostas de alguns problemas sociais.
O programa Kwenda abrange quatro componentes: Transferências Sociais Monetárias, Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social, e o reforço do Cadastro Social Único.
No âmbito das Transferências Sociais Monetárias, 6.198 famílias do município do Lóvua já beneficiaram de valores da primeira, segunda, terceira e quarta prestações.
Na província da Lunda-Norte estão cadastrados mais de 100 mil famílias vulneráveis, dos quais mais de 60 mil dos municípios do Cuango, Cambulo, Caungula e Lóvua já beneficiaram das transferências monetárias.
O Programa KWENDA é uma iniciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País. Financiado em 320 Milhões USD pelo Banco Mundial e os 100 Milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional.
O Programa é implementado pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental de combate à pobreza e desenvolvimento sustentável das comunidades. QB/HD