Caxito – O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto destacou hoje, quinta-feira, no município de Nambuangongo, província do Bengo, que as estradas são a base para o desenvolvimento de um país.
Em declarações à imprensa no final de uma visita as obras da estrada de estrada nacional 311, no troço Caiengue/Onzo/Muxaluando, numa extensão de 22 quilómetros, ressaltou que não pode haver desenvolvimento económico, se não haver estradas.
Segundo o ministro Carlos Alberto, mais do fazer estradas novas é importante preservar o longo investimento que o Estado fez no domínio de estradas e pontes.
Revelou que dos 79 mil quilómetros de estrada o país tem, sendo 26 mil Km de estradas feitas, 11 mil 500 Km das estradas nacionais e 15 mil Km das estradas municipais, todas clamam por um programa de conservação e manutenção.
O ministro anunciou para 2025 o lançamento do programa de conservação e manutenção de estradas e pontes.
O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas do Bengo, Edson Cruz disse que a província tem 52 pontes por se reabilitar, mas a prioridade são dez que devem ser rapidamente substituídas, isto já no próximo ano.
Asfalto chega pela primeira vez a Muxaluando
As obras de asfaltagem da estrada de estrada nacional 311 chegaram pela primeira vez a sede municipal de Nambuangongo.
Iniciada em Novembro de 2023, a empreitada de asfaltagem do troço Caiengue/Onzo/Muxaluando, numa extensão de 22 quilómetros apresenta uma execução física de cerca de 85 por cento com previsão de conclusão em Dezembro do corrente ano.
Segundo o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, a estrada de Nambuangongo vai contribuir para alavancar a produção nacional, pois o município de Nambuangongo é rico em termos de potencialidades agrícolas e também servirá para impulsionar o turismo.
“É a primeira vez que a sede desse município ganha uma estrada asfaltada. Temos estrada e em Dezembro teremos ela concluída, completamente moderna e com os requisitos técnicos”, ressaltou.
O governante considera necessário um programa de controlo da pesagem das cargas que circulam nessa estrada, de modo a preservar a estrada e chamou a atenção dos automobilistas para as devidas precauções na utilização da via. CJ/PA