Saurimo – A associação Mwana Pwo lançou hoje, segunda-feira, em Saurimo, província da Lunda Sul, o projecto “Minha voz, meu direito”, que tem como objectivo principal aumentar informações e conhecimentos sobre planeamento familiar.
Segundo a directora associação, Maria Malomalo, o projecto visa incentivar jovens com idade dos 15 aos 30 anos a aderirem aos serviços de planeamento familiar nas unidades sanitárias, para então prevenirem-se de uma gravidez precoce e indesejada.
Fez saber que apenas cinco por cento das mulheres da Lunda Sul fazem planeamento familiar, segundo o relatório multi-indicador de saúde referente 2015/2017.
O director provincial da Saúde, Viegas de Almeida, enalteceu os trabalhos que a associação tem desenvolvido no âmbito da prevenção de doenças, como o HIV e as transmissíveis sexualmente, bem como na luta contra a gravidez precoce.
Considerou ser necessário que se intensifiquem mais esses tipos de actividades, pois é importante fazer chegar informações do género para quem não entende e precisa.