Malanje- Trinta e dois Jovens empreendedores do país, expõem desde hoje, nesta cidade, projectos de produção de mel, bebidas alcoólicas caseiras e de outros naturais, na III Feira Nacional de Empreendedorismo.
No evento que conta com participação de empreendedores das províncias de Luanda, Cuanza Norte, Lunda Norte, Benguela, Cabinda, Namibe, Huíla, Uíge, Cunene e Malanje, estão ainda em exposição e à venda produtos agrícolas, com destaque para feijão, mandioca, ginguba, frutas e hortícolas.
Com duração de dois dias, a exposição serve igualmente de matéria prática de aprendizagem da actividade empreendedora e enquadra-se no âmbito do III Fórum de Técnicas Empreendedoras (FONTE), que decorre desde terça-feira (1), em Malanje, sob promoção da Associação de Jovens Empreendedores de Angola (AJEA).
Na abertura, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Veloso Dala disse que a educação empreendedora deve reinar no seio dos jovens, porque estimula a busca do autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de colectividade e habilidades para desenvolver a actividades geradoras de renda.
Realçou que o governo tem vindo a trabalhar no sentido de fomentar o auto-emprego para a juventude, através da formação profissional e do empreendedorismo, face a incapacidade de criar postos de emprego para todos.
Por sua vez, o presidente da AJEA, Alfredo Cangonga Nguli frisou que o maior problema que os empreendedores do agro-negócio enfrentam é a falta de financiamento e a burocracia na aquisição de títulos de concessão de terras, por isso tudo está a ser feito, no sentido de advogar e facilitar o processo de obtenção de créditos bancários.
Apelou ainda a juventude no sentido de apoiar o Executivo na concretização das políticas voltadas a educação social e não só, pois essa camada juvenil é chamada a participar da vida pública e da resolução dos problemas.
A Associação de Jovens Empreendedores de Angola (AJEA) existe desde 2018, e actualmente controla 8 mil e 200 associados e 18 Cooperativas dos mais variados sectores produtivos, a nível do país. RM/NC/PBC