Lubango - Vinte e cinco Jornalistas das províncias da Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango estão desde hoje, segunda-feira, no Lubango, a ser capacitados sobre técnicas de jornalismo investigação, ética e deontologia profissional e direitos humanos.
A acção formativa, com a duração de dois dias, decorre na Mediateca do Lubango e é uma iniciativa da Rádio Ecclésia, em colaboração com o Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), através do programa "A voz do Jornalista”, financiado pela União Europeia (UE).
No evento estão, de entre outros temas, a ser abordados os “fundamentos do jornalismo investigação”, “a reportagem ou investigação jornalística na prática" e “as principais temáticas para uma reportagem de investigação em Direitos Humanos" .
Em declarações à imprensa, à margem da abertura do evento, o secretário-geral do SJA, Teixeira Cândido, realçou que o objectivo da formação é reflectir sobre o jornalismo convencional hoje, que quase partilha as funções com as redes sociais e parece haver uma confusão entre quem é jornalista de facto.
Detalhou que por conta disso, é preciso que o jornalista assine a sua presença enquanto profissional e o jornalismo de investigação acaba por responder às expectativas da sociedade, mediante as necessárias respostas que o texto deve dar.
Teixeira Cândido defende que o jornalista se mantenha diferenciado das redes sociais, pois não lhe basta a informação de que aconteceu um acidente, é preciso inverter o lead tem de explicar o porquê e como.
Entretanto, o director do gabinete de Comunicação Social do Governo Provincial da Huíla, Luís Garrido, considerou a formação um o passo do nível mais alto do exercício da actividade jornalística que exige a ética e deontologia profissional.
O jornalismo de investigação, segundo o dirigente, requer empenho e o ponto de partida é estar devidamente formados e informados, para poder informar os assuntos em várias perspectivas.
Até ao momento, nesse projecto, já foram capacitados cem jornalistas das províncias de Cabinda, Huambo, Huíla, Lunda Sul, cuja previsão é atingir 300 em todo país. BP/MS