Luanda - A inauguração do Hospital Geral do Cuanza-Norte "Mário Pinto de Andrade", com capacidade para 200 camas, constituiu o destaque social da última semana.
Inaugurada pelo Presidente da República, João Lourenço, a infra-estrutura, de referência nacional e provincial, configura um exemplo concreto da aposta do Executivo angolano na edificação de um sistema de saúde robusto.
No momento, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou o ambiente acolhedor e humanizado do empreendimento para os utentes, suas famílias e profissionais de saúde, com tecnologia de vanguarda e avançada.
O hospital vai prestar serviços e cuidados médicos cirúrgicos e exames complexos nesta província. Iniciou a actividade com 1.135 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, assistentes sociais e técnicos de apoio hospitalar.
Nesta semana, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, reafirmou, na província do Cuanza-Norte, a aposta do Executivo na formação profissional e capacitação técnico-profissional dos jovens.
Teresa Dias falou na cerimónia de inauguração da Cidadela Jovens de Sucesso do Lucala, na província do Cuanza-Norte, tendo afirmado que um jovem capacitado é um orgulho para a sociedade.
Ainda nesta semana, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, recomendou ao novo conselho de administração da Radiodifusão Nacional de Angola (RNA) a primar pela reestruturação administrativa financeira da empresa, de modo a obter autonomia e garantir melhoria das condições de trabalho.
O governante falava durante a cerimónia de empossamento do conselho de administração da RNA, na sequência da recente nomeação pelo Presidente da República, João Lourenço.
O novo conselho tem como presidente Pedro Bernardo Neto, em substituição de Pedro Afonso Cabral, que cessa funções.
Mário Oliveira pediu um olhar especial a gestão financeira da rádio difusão, para a sustentabilidade desta empresa pública.
No âmbito dos 49 anos da Independência Nacional, assinalados a 11 de Novembro,o governador da província de Luanda, Luís Nunes, fez a reabertura do largo do Kinaxixi que trouxe melhorias no tráfego automóvel, com o desafogamento do trânsito em alguns pontos da urbe.
O monumento foi encerrado em 2008 para obras de reabilitação, no âmbito de um protocolo assinado entre o Governo Provincial de Luanda e o Banco Angolano de Investimento (BAI).
Com a sua reabilitação, o largo ganhou nova imagem, com novos acessos viários, equipamentos de vídeo vigilância, semáforos e luminárias e balneários públicos. AB