Cazenga – O Hospital Geral dos Cajueiros (HGC), sito no município do Cazenga, em Luanda, está a receber obras de ampliação, com vista a melhorar o atendimento da população.
Numa primeira fase, estão a ser feitas intervenções no bloco operatório, devendo o trabalho estender-se, posteriormente, para todo o hospital, de forma gradual, em função da capacidade financeira, de acordo com o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O governante falava à imprensa no final de uma visita de constatação àquela unidade sanitária, tendo referido que as obras se justificam por ser a unidade da província de Luanda com maior pressão do ponto de vista da utilização dos seus serviços.
Quanto à visita, frisou ter permitido constatar que, apesar da pressão, os serviços funcionam em toda a sua dimensão, com os pacientes a receberem atendimento regularmente.
“Nós temos esse hospital mapeado num programa de ampliação e melhoria, já há diálogos com a direcção para a transferência de pacientes a outras unidades sanitárias da região, para permitir desafogar e criar maior conforto aos pacientes”, disse.
Com 335 camas para internamento, o Hospital Geral dos Cajueiros presta serviços de medicina interna, que suporta o Banco de Urgência, internamentos, consultas externas, serviços de pediatria, de ginecologia obstetrícia, de cardiologia, de otorrinolaringologia e dermatologia, bem como de cirurgia geral e ortopedia.
No âmbito das consultas externas, o HGC tem feito acompanhamento de doentes com tuberculose, HIV-Sida e anemia falciforme, além de possuir um serviço de nutrição, que atende crianças e adultos em fase de tratamento.
A unidade hospitalar tem ainda áreas de apoio a ecografia, RX, serviços de análise clínicas, de hemoterapia e farmácia interna e conta com 637 funcionários, dos quais 331 enfermeiros, 105 técnicos de diagnósticos terapêuticos, 36 médicos nacionais, nove estrangeiros e 155 na área administrativa.
Além de atender cidadãos do município do Cazenga, onde está localizado, tem recebido pacientes oriundos de Viana, Cacuaco, Sambizanga e do Rangel. KAM/ACS/VC