Cuito - O Governo da Província do Bié defendeu a necessidade dos pais e encarregados de educação primarem cada vez mais por uma paternidade responsável, visando a formação integral dos filhos.
De acordo com o vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas do Bié, Edgar Hilário, que falava, no Cuito, no acto de abertura da jornada do Dia do Pai, que se comemora a 19 deste mês, sublinhou ser urgente a alteração do actual quadro que se regista, por causa do aumento de casos de violência doméstica, fuga à paternidade, maus-tratos, entre outros males.
Por isso, adiantou ser essencial pautar por uma paternidade responsável, bem como a serem modelos de conduta nos lares e não só, de maneira a permitir que os filhos possam crescer com um comportamento digno, com valores morais, éticos, cívicos, culturais e patrióticos.
Edgar Hilário acrescentou que o governo continuará a priorizar programas que contribuam no fortalecimento das famílias, sobretudo dos resgates de valores, tendo em conta o papel preponderante que a família joga como núcleo fundamental da sociedade.
Por sua vez, o presidente da Associação dos Pais do Bié, Florentino Inácio Ramos, avançou que, durante as jornadas, serão realizadas palestras e campanhas de moralização, com vista a ressaltar o empenho que os pais e encarregados devem ter na educação dos petizes.
Florentino Inácio Ramos confirmou que, para isso, a associação vai manter um encontro de gerações para se transmitir ideias positivas bem como promover actividades recreativas entre pais e filhos.
O Bié, centro de Angola, registou, em 2022, mais de 300 casos de violência doméstica contra mulheres e crianças, um aumento de 69 ocorrências comparativamente ao ano de 2021.
O Governo tem vindo a promover acções diversas em todas regiões desta província, para se acabar com a violência física, psicológica e verbal, fuga à paternidade, maus-tratos, abandono familiar, entre outros males que desestruturam os lares.
Para este ano, as autoridades querem reverter a situação, trabalhando com o apoio das instituições de ensino superior existentes da província e a nível do médio, com vista a incutir aos jovens e adolescentes a cultura do diálogo.JEC/PLB