Cuito - O governador do Bié, Pereira Alfredo, exigiu esta terça-feira, no Cuito, maior atenção à zona rural, através de uma prestação de serviço mais focada para o interior, com vista a melhorar as condições sociais dessas populações.
Pereira Alfredo fez esta exigência durante a cerimónia da tomada de posse dos 81 quadros recentemente nomeados, entre administradores municipais adjuntos, administradores comunais e seus adjuntos bem como chefes de departamentos.
“Com este acto, fica assim completo o quadro político dos órgãos da administração local a nível do Bié, facto que requer dos novos gestores maior atenção aos programas virados para a satisfação da necessidade das populações que vivem no interior da província”, realçou.
Pereira Alfredo disse ainda que o objectivo é criar um ambiente saudável para os habitantes, colocando junto de si serviços sociais básicos de sustentabilidade, consubstanciados na melhoria do saneamento básico, mais saúde, educação, energia e águas, assim como outros bens indispensáveis para a vida nas comunidades.
A província do Bié controla 30 comunas e nove municípios, com aproximadamente dois milhões de habitantes.
Em declarações à ANGOP, no final da cerimónia, o administrador adjunto do Cuito para área política, social e das comunidades, Paulino Jamba Essacalalo, referiu que vai buscar auxílio nas igrejas e outros núcleos para a criação de medidas que visam melhorar a cada dia a vida dos munícipes.
Sociólogo de formação, Paulino Jamba Essacalalo, de 37 anos de idade, entende ser um grande desafio, já que o município do Cuito, enquanto capital da província, as expectativas dos munícipes são maiores.
Já o administrador adjunto para área técnica, infra-estruturas e serviços comunitários do Andulo, Amílcar de Castro Borges, reconduzido ao cargo, disse que, para além de continuar com os projectos em cursos, vai trabalhar mais para a melhoria do acesso às comunas e aldeias.
Enquantyo isso, o novo administrador comunal do Luando, no município do Cuemba, Vasco Armando António, pretende apostar no saneamento básico e na melhoria da distribuição de água potável, para afastar doenças de fórum hídrico nas populações.
Testemunharam o evento os vice-governadores, administradores municipais, directores locais, funcionários da direcção do governo, entre outros convidados.