Sumbe - Quatro viaturas do Estado, que se encontravam indevidamente em posse de ex-gestores públicos, foram recuperadas pela Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) e devolvidas à Administração Municipal do Sumbe, soube, esta sexta-feira, a ANGOP.
A informação foi avançada pelo chefe do departamento dos recursos humanos da IGAE no Cuanza Sul, Benjamim Ginga, referindo que as viaturas, três de marca Toyota Land Cruiser e outra Hilux, foram recuperadas em bom estado técnico e entregues quinta-feira à administração municpal, no âmbito do Programa de Recuperação de Activos do Estado.
Afirmou que a IGAE vai redobrar o trabalho de inspecção, de modo a recuperar os bens do Estado levados de forma indevida por antigos gestores e funcionários públicos.
“Vamos continuar a trabalhar para a protecção dos bens do Estado. Estes meios restituídos são fruto de uma acção realizada na Administração Municipal do Sumbe em Fevereiro, com vista a prevenção e combate à corrupção e infracções conexas praticadas por funcionários dos organismos e serviços da administração directa e indirecta do Estado”, salientou.
Apelou à população a continuar a colaborar com a instituição, denunciando os actos que lesam o erário.
Por sua vez, o administrador municipal adjunto do Sumbe para o sector técnico e infra-estruturas, Rui Osório Luanda, enalteceu o trabalho desenvolvido pela IGAE na província do Cuanza Sul.
“Encorajo a IGAE a continuar a realizar as acções de inspecção e recuperação dos bens do Estado. A restituição destas viaturas vai minimizar a falta de transportes que a administração do Sumbe se debatia, permitindo desenvolver as actividades com mais rapidez para satisfação da população”, acrescentou.SN/MCN