Caluquembe - Um assistente técnico comunal do Censo, no município de Caluquembe, província da Huíla, foi detido no sábado, pela Polícia Nacional, após inserir cidadãos, não admitidos nos exames, na base de dados, para beneficiarem de subsídios.
Ao falar hoje, domingo, do assunto, o chefe do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP-Huíla), superintendente Pedro Cassoma Mendes afirmou tratar-se de um professor de 48 anos de idade, que usando da qualidade de assistente técnico comunal inseriu três cidadãos no sistema para beneficiarem de subsídios.
A fonte declarou que a detenção ocorreu horas depois do Comando Municipal da PN de Caluquembe ter recebido uma denúncia sobre a existência de cidadãos inseridos no sistema e que haviam reprovado.
Após a denúncia, ressaltou, fez-se um conjunto de diligências investigativas que permitiram deter o suspeito e diligências prosseguem para determinar os demais envolvidos no caso.
O Censo iniciou no pretérito dia 19 do mês em curso em todo o país e na Huíla conta com mais de oito mil técnicos envolvidos, como recenseadores, assistentes técnicos, entre outros, assim como tem mais de cinco mil secções censitárias catalogadas. EM/MS