Dondo - O governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, reconheceu, este domingo, o papel da Igreja Católica na moralização da sociedade e no processo de formação dos cidadãos.
Ao falar na missa de acção de graças, em alusão aos 40 anos da presença da Congregação Salesiana em Angola, Adriano Mendes de Carvalho recordou que a Igreja Católica tem contribuído para a formação de muitas crianças, adolescentes e jovens, assim como na alfabetização de adultos.
Referenciou igualmente os centros de formação profissional Dom Bosco, pertencentes aos padres salesianos, que têm permitido a formação integral de muitos jovens na província.
Pediu a Igreja Católica a continuar a rezar pela paz e união no seio das familias, contribuíndo para a construção de uma sociedade justa, coesa e próspera para todos os angolanos.
“Pedimos que sejam promovidas mensagens de amor, perdão e boa educação, com vista a se evitar o ódio, a vingança e toda espécie de divisão entre os cidadãos”, acrescentou.
A missa de acção de graças, que decorreu na marginal do Dondo, teve como lema “Movidos pela esperança".
Os padres salesianos de Dom Bosco chegaram a Angola a 1 de Setembro de 1981 e trabalham, essencialmente, para as comunidades mais desfavorecidas, bem como para a formação integral de jovens, no campo académico e profissional.
Actualmente têm comunidades nas províncias do Cuanza Norte, Luanda, Huambo, Benguela, Cabinda, Cuanza Sul e Moxico.