Luanda – O embaixador angolano acreditado no Rwanda, Eduardo Octávio, valorizou, em Kigali, o contributo do Presidente João Lourenço no processo de pacificação na região dos Grandes Lados e na normalização das relações entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda.
Ao falar na cerimónia do 49º Aniversário da Independência Nacional, na cidade de Kigali, o diplomata assegurou que o Governo angolano “continuará a trabalhar afincadamente para a preservação da paz na região e para o reforço das relações político-diplomáticas e de cooperação económica entre os dois países (Angola-Rwanda)”.
Eduardo Octávio fez uma síntese do estado das relações político-diplomáticas e de cooperação entre Angola e o Rwanda, com destaque para a importância da implementação dos instrumentos jurídicos em vigor, segundo uma nota de imprensa da representação diplomática em Kigali a que ANGOP teve acesso esta sexta-feira.
Por seu turno, o ministro de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Encarregado dos Assuntos Regionais do Rwanda, James Kabarebe, enfatizou, na ocasião, que as quase cinco décadas de autodeterminação em Angola “trouxeram conquistas e progressos notáveis”.
Semana da Gastronomia angolana
A Embaixada de Angola no Rwanda celebrou o 49º Aniversário da Independência Nacional, em Kigali, com a realização da “Semana da Gastronomia Angolana” que contou com a participação de membros da comunidade angolana e cidadãos estrangeiros que degustaram iguarias angolanas.
As comemorações do 49º Aniversário da Independência Nacional contaram com a participação de membros do corpo diplomático, representantes de organizações internacionais e regionais acreditados no Rwanda e membros da comunidade angolana residentes que participaram no momento político e cultural com a declamação de poesias, exibição de música e dança. DC