Cabinda - A governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, disse, esta quarta-feira, que, o governo está apostado na conclusão, ainda este ano, das obras dos projectos estruturantes em curso na região.
Apontou o terminal de águas profundas do Caio, Centralidade do Chibodo,a Refinaria de Cabinda, Campus Universitário do Caio e os três mil fogos habitacionais, como as prioridades e desafios do governo para este ano.
Na sua intervenção, durante os habituais cumprimentos de Ano Novo, Mara Quiosa referiu também que o término das obras dos hospitais municipais de Cacongo e Belize também fazem parte do pacote.
Apontou igualmente, a reabilitação da estrada nacional, Cabassango/Cabinda ao Alto Sundi/Belize, cerca de 300 quilómetros e o troço cidade de Cabinda a localidade de Yabi, zona sul de Cabinda bem como a instalação de subestações eléctricas, ampliação da rede de água ao nível do município sede de Cabinda fazem parte das acções do governo que merecerão maior atenção.
Outra aposta da governante está virada para colocar os recursos humanos no centro da sua acção governativa, pois os profissionais devidamente capacitados geram melhores resultados e garantem melhor prestação dos serviços aos utentes.
Saúde
No domínio da saúde, Mara Quisa sublimou que prestará especial atenção a humanização dos serviços e aos cuidados primários com enfoque para a saúde preventiva, levando os serviços de saúde para mais próximo das populações promovendo a formação dos técnicos e a sensibilização das populações para a mudança de hábitos, comportamentos e práticas nocivas a saúde.
O governo, revelou, vai prosseguir com o fornecimento de medicamentos essenciais, equipamentos de diagnóstico e mobiliário as unidades sanitárias de forma a garantir uma melhor prestação de serviços de saúde com atendimento condigno aos utentes.
Para o sector da educação, de acordo com a governadora de Cabinda, serão atribuidas maiores competências metodológicas e didácticas aos professores com acções de capacitação e superação para garantir qualidade do processo de ensino e aprendizagem, bem como o aumento de salas de aula no sentido de reduzir o número de crianças ainda fora do sistema de ensino.
Acção Social
No domínio da acção social, família e igualdade do género continuarão a trabalhar na redução dos casos de violência doméstica e os comportamentos tendentes a desestruturação das famílias, com palestras e otros métodos.
Mara Quiosa perspectivou também a melhoria da assistência social aos grupos vulneráveis, nomeadamente crianças órfãos, idosos e portadores de deficiência.