Ndalatando - O Comandante Provincial do Corpo de Bombeiros no Cuanza Norte, Zacarias Pedro Quinanga, apelou a participação dos cidadãos no cumprimento das medidas de prevenção de sinistros.
De acordo com o responsável, o cumprimento das medidas de prevenção é o elemento fundamental para o combate de qualquer mal.
Informou que este ano, o Comando Provincial de Protecção Civil e Bombeiros registou 78 (-15) incêndios, que causaram cinco feridos e danos materiais estimados em 171 milhões 409 mil kwanzas.
Registou também 122 acidentes de viação (+26), que resultaram em 222 feridos, mais (69) e 41 (+14) mortos, 15 suicídios por enforcamento, 31 (-03) afogamentos e cinco cidadãos desaparecidos, em consequência de naufrágio de canoa e jangada no rio Kwanza, assim como oito eminências de afogamento.
Zacarias Pedro Quinanga, que falava na cerimónia de comemoração do 40ª aniversário da Institucionalização do Dia Nacional do Bombeiro, assinalado terça-feira, apontou ainda os danos provocados pelas chuvas que já, ao até momento, três mil 746 famílias, correspondendo 18 mil 730 pessoas.
Considerou que estes dados os leva a continuar a chamar atenção à população a investir na prevenção, apesar de um trabalho aturado das forças na realização de acções profiláticas que permitiram ditar mil 374 medidas de segurança, das quais apenas 535 foram cumpridas.
Notou que o nível de cumprimento das medidas é preocupante e alertou os responsáveis de estabelecimentos que invistam na prevenção para poupar dinheiro e assegurar vidas.
Informou que um dos principais objectivos da Protecção Civil e a prevenção de riscos colectivos e chamou a atenção da população pelo nível de despreocupação no cumprimento das medidas de prevenção contra a Covid-19.
Esta negligência, notou, coloca em risco todos os cidadãos, em especial as forças de Defesa e Segurança, indicando a infecção de 11 bombeiros em actividades interventivas.
A vice- governadora para o Sector Político, Social e Económico, Leonor da Silva Garibaldi, que presidiu o acto, destacou a bravura, determinação dos efectivos no exercício da profissão.
Recorrendo ao lema da corporação “Dar Vida para Salvar Vidas”, a responsável considerou ser umas missão difícil e de grande nobreza.
Leonor Garibaldi, que falava em representação do governador provincial, reconheceu o trabalho da corporação na intensificação das acções profilácticas e pediu o incremento das acções de sensibilização, para salvaguardar a vida dos cidadãos.
No acto foram promovidos 39 efectivos e homenageados quatro pelo empenho no exercício da profissão.