Bolongongo - Um pavilhão de artes e ofícios, com capacidade para albergar 120 formandos, foi inaugurado, quarta-feira, no município do Bolongongo, província do Cuanza Norte, pelo governador provincial, Pedro Makita Júlia.
O empreendimento foi construído pela Administração Municipal do Bolongongo, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza (PIDLCP).
A construção e apetrechamento da infra-estrutura tiveram a duração de quatro meses e custou 38 milhões de kwanzas.
A unidade de formação possui três salas de aulas, área administrativas e vai ministrar cursos de serralharia, carpintaria, electricidade, bem como corte e costura.
O centro foi baptizado com o nome de Mfumo Mabolongongo (termo da língua local Hungu), que em português significa chefe Mbolongongo, em homenagem ao primeiro líder tradicional e fundador da região.
Ao intervir no acto de inauguração, o governador do Cuanza Norte, Pedro Makita Júlia, disse que o referido equipamento social vai formar homens e mulheres que irão contribuir para o desenvolvimento, não só da municipalidade, mais também, da província e do país.
Por sua vez, o administrador municipal do Bolongongo, Luís Coxe, referiu que a construção do centro responde uma das grandes preocupações da juventude local, que clamava por uma instituição de formação profissional.
Sublinhou que, o empreendimento vai contribuir para a redução do desemprego na juventude, que após a formação, poderão enveredar pelo empreendedorismo.