Andulo - A Administração do Andulo, a 130 quilómetros a norte do Cuito, lançou hoje, pela primeira vez, um projecto denominado "Andulo Limpo", que visa tornar o município num dos mais proactivos em termos de melhorias do saneamento básico.
O projecto, dentro do qual se realizou uma manhã de hoje uma campanha de sensibilização porta-a-porta, vai ainda possibilitar que os cidadãos locais estejam cada vez mais consciencializados a promoverem mais higiene a nível das suas residências e vias públicas, com vista a garantir-se mais saúde aos munícipes.
Para tal, mais de 500 famílias do casco urbano de Andulo beneficiaram de aproximadamente mil sacos vazios de 50 quilogramas, para facilitar a recolha de resíduos selectivos e depois serem depositados nos contentores de lixo entregues pela administradora Celeste Adolfo Elavoko.
Na ocasião, Celeste Adolfo Elavoko assegurou que acções similares serão também levadas a cabo nas comunas de Chivaulo e Calussinga, para facilitar com que o município esteja cada vez mais limpo e reduzir diversas doenças provocadas pela falta de saneamento básico.
Com uma população estimada em mais de 300 mil habitantes, Andulo recolheu, no primeiro semestre do ano em curso, dois mil e 711 metros cúbicos de resíduos sólidos, assim como plantou mais de 500 árvores diversas. Tem estado a sensibilizar e educar ambientalmente os cidadãos.
Bié conta com mil milhão 924 milhões e seis mil para o Programa de Saneamento Básico, inserido no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que está a permitir uma melhoria significativa da imagem nos nove municípios da província.