Malanje- Sessenta e cinco kits de culinária, pastelaria, comércio e moageiras foram entregues hoje, nesta cidade, pela Administração Municipal de Malanje, a famílias vulneráveis, filhos de ex-militares, órfãos de antigos combatentes e pessoas com albinismo.
A entrega dos meios insere-se no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, que representa o compromisso do governo angolano em reforçar a rede de apoio social essencialmente para as pessoas necessitadas.
As pessoas com albinismo beneficiaram de consultas grátis e de kits compostos por gel, cremes de protecção cutanêa, protectores solar, entre outros produtos, oferta da Fundação Brilhante.
Ao proceder a entrega dos meios, o vice-governador provincial para o Sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, apelou aos beneficiários no sentido de evitarem a venda dos meios, sob pena de prejudicarem o seu futuro.
Reiterou o compromisso do governo para com as famílias vulneráveis, daí que assinalou a implementação este ano em Malanje de mais de 700 acções atinentes ao empoderamento da mulher e apoio aos mais carenciados.
De acordo com o responsável, a luta maior hoje é a geração de renda, e o governo provincial está a trabalhar em projectos agro-pecuários, com destaque para a preparação de 200 hectares de terra/ano por município, para atender igual número de famílias, entre outros.
Na ocasião, o administrador municipal de Malanje, Mário Machado frisou que a entrega dos bens visou proporcionar não apenas uma ajuda imediata, mas também criar condições para o auto-sustento dos agregados que poderão construir um futuro melhor e mais digno.
Informou que as pessoas beneficiárias passaram por uma formação prática de empreendedorismo e gestão de pequenos negócios, para poderem usar os recursos de forma eficiente e tirarem o máximo proveito.
Conforme disse o administrador, estes equipamentos foram pensados para atender as necessidades específicas destes grupos, dando-lhes a possibilidade de desenvolver a actividade que gerem rendimentos e que promovam a sua autonomia.
Por outro lado, realçou que a entrega de kits específicos para as pessoas com albinismo reforça o compromisso do governo com a inclusão social e o combate à discriminação.
As beneficiárias comprometeram-se em dar o seu melhor para promover actividades económicas e geradoras de renda ao benefício das suas famílias. PBC