Luanda - A ministra da Educação, Luísa Grilo, defendeu a necessidade dos gestores escolares pautarem pelo combate à corrupção e por maior transparência na gestão pública.
“Que a minha escola não seja uma que, para fazer a matrícula, tem que dar uma coisinha, senão não há lugar para ninguém. Vamos trabalhar com transparência”, afirmou.
Luísa Grilo falava na terça-feira, em Luanda, durante a cerimónia de empossamento de cinco directores da estrutura central do ministério, de dois consultores e de direcções de alguns institutos politécnicos espalhados por todo o país.
Na presença dos secretários de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Ensino Primário e para o Ensino Secundário, respectivamente Pacheco Francisco e Soraya Teresa Kalongela, a ministra pediu empenho, dedicação e acima de tudo clarividência nos actos administrativos.
Luísa Grilo chamou atenção para os múltiplos problemas do sector da Educação que exigem, por si só, a colaboração e envolvimento de todos, tendo em conta a importância deste ministério para o país.
“Ajudem a resolver os múltiplos problemas que nós temos na educação. Problemas desafiantes, problemas complexos, com poucos recursos, mas temos que fazer alguma coisa. Não podemos ficar parados”, referiu.
Aos gestores escolares, recomendou ao diálogo permanente no quotidiano. A principal ferramenta é sempre o diálogo. Dialogar com os alunos, dialogar com os encarregados de educação, com os professores e demais colaboradores das escolas”.
Foram empossados Luís Valério João Venâncio (director Nacional do Ensino Secundário), Gola Joaquim António (director Nacional da Educação Pré-escolar e Ensino Primário), Bastos de Jesus Bartolomeu Teixeira (director do Gabinete da Secretária de Estado para o Ensino Secundário) e Garcia Neto e Anjo Mouzinho Agostinho como consultores deste gabinete.
O Ministério da Educação é o departamento governamental que tem por missão definir, coordenar, executar e avaliar a política nacional relativa ao sistema educativo, no âmbito da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário e da educação extra-escola.
Tem igualmente a missão de articular, no âmbito das políticas nacionais de promoção da qualificação da população, a política nacional de educação e a política nacional de formação profissional. JAM/OHA