Curoca – Sessenta e sete tratadores de gado caprino no município do Curoca, província do Cunene, beneficiaram, esta quarta-feira, de kits de veterinária, no âmbito da Inclusão Produtiva do Programa de Fortalecimento da Protecção Social (Kwenda).
Trata-se dos tratadores de animais que tiveram uma formação de cinco dias em matérias sobre as boas práticas de sanidade animal, maneio, profilaxia médica, nutrição, higiene e reprodução.
A propósito, o chefe do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) no Cunene, Eduardo Silunda, disse que os kits veterinários permitirão o melhor acompanhamento da sanidade animal e reprodutiva.
Fez saber que 203 agregados familiares receberam mil e 687 gado caprinos, desde 2023 até a presente data, no âmbito do projecto de fomento animal nas comunidades.
Eduardo Silunda referiu que o objectivo é que as famílias dispunham de um fundo rotativo de inclusão, para a redução do impacto da fome e da pobreza que têm afectado as comunidades, devido às irregularidades das chuvas.
Por seu turno, o administrador municipal em exercício, Evaristo Taciano, disse que a iniciativa visa dar resposta ao combate de certas doenças que afectam os animais, com o objectivo de garantir o bem-estar e a qualidade de vida do rebanho.
Referiu que o Governo está apoiar os criadores de gado, uma vez que o gado é o principal elemento de sustentabilidade das comunidades locais.
O programa Kwenda abrange quatro componentes, Transferências Sociais Monetárias, Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e o Reforço do Cadastro Social Único.
O Curoca conta com 56 mil habitantes, divididos em 25 aldeias e duas comunas, nomeadamente Oncócua e Chitado. PEM/LHE/QCB