Caxito – Mais de mil e 200 cirurgias diversas foram realizadas no Hospital Geral “Reverendo Guilherme Pereira Inglês”, na província do Bengo, durante o primeiro ano de existência, assinalado hoje, quarta-feira (06 de Outubro).
Das cirurgias destaca-se as de colecistectomias, por videolaparoscopia, apendicectomias, histerectomias, miomectomias, amputações de membros e implantes de lente intraocular revelou o director-geral da instituição, Geovani João Malega.
Durante esse período foram realizadas com sucesso campanhas de rastreio do cancro da próstata, cirurgia a cataratas, e de rastreio do cancro da mama que contribuíram para a detecção precoce e tratamento de doenças que afectam directamente a qualidade de vida dos cidadãos.
Apontou a malária, hipertensão e conjuntivite, tuberculose pulmonar, síndrome febril, gastrite, infecção de transmissão sexual e infecção urinária, como as doenças mais frequentes registadas na unidade sanitária.
Reconheceu a dedicação, a competência e o espírito de missão de todos profissionais do hospital para o sucesso do trabalho desenvolvido e encorajou-os a prosseguir para o bem-estar das famílias.
Actualmente a unidade dispõe em actividade formativa um total 78 médicos internos, distribuídos em 20 especialidades e contam com 38 especialistas de neonatologia, anestesia, infeciologia, ginecologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, pediatria, neurologia, nefrologia, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, cirurgia pediátrica, urologia, psiquiatria, cuidados intensivos, dermatologia e ortopedia.
O Hospital Geral Guilherme Pereira Inglês, inaugurado no dia 06 de Novembro de 2023 pelo presidente da República de Angola, João Lourenço, é uma unidade de terceiro nível com capacidade instalada de 200 camas, repartidas em 24 blocos e 15 áreas clínicas.
Actualmente o hospital tem 1.339 colaboradores, divididos em 116 médicos, 422 técnicos diagnósticos terapêuticos, 669 técnicos de enfermagem,112 de apoio hospitalar, 15 de regime geral e cinco assistentes sociais.
Durante o evento que visou celebrar o primeiro ano de funcionamento da unidade, foi realizado um workshop testemunhado pelas filhas e familiares do Reverendo Guilherme Pereira Inglês. MD/CJ/PA