Benguela - O novo governador de Benguela, Manuel Nunes Júnior, prometeu, esta quarta-feira, concluir nos próximos tempos os projectos em curso na província ou, pelo menos, chegar perto do fim, soube a ANGOP.
O governante fez estas declarações à imprensa, à margem do acto de passagem de pastas com o seu antecessor, em resposta a uma questão relacionada com a proximidade das eleições gerais em Angola, programadas para 2027.
"O que podemos fazer é dar o nosso maior contributo para que os projectos atinjam os níveis finais", afirmou.
Questionado sobre o Corredor do Lobito, lembrou ser um projecto estratégico e nacional.
Disse que o seu desenvolvimento vai ter um impacto, não apenas para a economia local, mas para todo país.
"O nosso contributo na província é fazer com que tudo aquilo que depende de nós, que tem a ver com este projecto, seja realizado sem nenhum constrangimento", garantiu.
Ainda sobre os projectos, Manuel Nunes assegurou que o acesso aos dossiers da província vai permitir ter um conhecimento mais detalhado e, assim, poder fazer o diagnóstico que se impõe e estabelecer um plano de acção para aquilo que tem de ser resolvido imediatamente, a médio ou a longo prazo.
Dirigiu algumas palavras de circunstância à audiência, afirmando que o trabalho que há pela frente é para ser realizado por todos.
"O governador é apenas um coordenador das várias forças vivas que estão engajadas na mesma causa", frisou.
"Vamos contar com os funcionários e empresas do sector público, com empresários, académicos, intelectuais dos vários domínios, desportistas, igrejas, todos sem excepção", sublinhou.
Endereçou uma palavra de apreço ao seu homólogo Luís Nunes, actual governador de Luanda, dizendo que pode "ir descansado" para as suas novas funções.
"Estes projectos não podem parar. Todos que estão aqui nesta sala e os que não estão, são membros desta sociedade e não vão permitir que esses projectos morram ou diminuam o seu ritmo de execução", afirmou convicto.
A província de Benguela, situada no centro sul de Angola, tem uma extensão de 39.826,83 quilómetros quadrados, ocupa cerca de 3,19% do território nacional e dista a 548 Km da capital Luanda.
Dados do Censo de 2014 indicavam ter 2.231.385 habitantes, dos quais 1.055.819 homens e 1.175.576 mulheres, maioritariamente concentrados no litoral, nos municípios do Benguela, Lobito, Catumbela e Baía Farta. Balombo, Bocoio, Ganda, Cubal, Caimbambo e Chongoroi são os outros municípios da província. TC/CRB