Luanda - Angola e o Egipto assinaram hoje, quarta-feira, um acordo bilateral no domínio da Defesa, na perspectiva do relançamento da cooperação nesta área.
Foram signatários do acordo, o ministro angolano da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, que se encontra no Egipto desde segunda-feira, para uma visita de trabalho de 72 horas, e o seu homólogo egípcio, General Abdel Majeed Sagr.
No Cairo, a agenda do ministro João Ernesto dos Santos reservou diferentes momentos, incluindo visitas a empreendimentos e instituições militares..
O governante angolano manteve um encontro com o ministro de Estado para a Produção Militar, Mohamed Salah El-Din Mustafa, que lhe fez uma apresentação sobre os produtos militares, incluindo armamento.
A agenda incluiu visitas à fábrica para as indústrias desenvolvidas e ao departamento de veículos do complexo das indústrias de engenharia.
Foi igualmente preenchida com uma visita ao monumento do falecido Presidente Anwar Al-Sadat, terceiro estadista egípcio e que restituiu o sistema multipartidário ao país árabe, assassinado por fundamentalistas, em Outubro de 1991, homenagem ao Soldado desconhecido, deslocações ao Colégio de Comando e ao Estado-Maior, bem como à Casa da Autoridade dos Assuntos Financeiros das Forças Armadas.
Integram a comitiva ministerial, o embaixador de Angola no Egipto, Nelson Manuel Cosme, o secretário de Estado para a Indústria de Defesa, general Afonso Neto, o director Nacional de Política de Defesa, tenente-general Paulo Francisco, e o assessor diplomático do ministro da Defesa Nacional, brigadeiro Silvestre Gustavo, além do Adido de Defesa no Cairo, Coronel José Pedro Mugimbo.
A missão do ministro João Ernesto dos Santos termina quinta-feira.ART