Luena – Estudantes universitários da província do Moxico marcharam, esta quinta-feira, nas artérias da cidade do Luena, contra o aumento do cancro da mama, marcando o encerramento da jornada “Outubro Rosa”, de consciencialização do combate desta doença crônica.
No encerramento do mês dedicado a luta contra o Câncer da mama, os estudantes das diversas instituições do ensino superior nesta região promoveram a referida marcha sob lema “Seja mais um na Luta contra o Câncer da Mama”.
A manifestação universitária visou consciencializar a população sobre a necessidade de um diagnóstico precoce desta doença.
Na ocasião, a representante do gabinete provincial da Saúde no local, Clotilde Wiliam, disse que este sector registou, no corrente ano, sete casos suspeitos de Cancro da Mama, dos quais dois foram tidos como positivos.
A responsável apelou à sociedade a adoptar uma postura proativa e preventiva, apostando na prática de consultas rotineiras para a identificação precoce da doença para melhor intervenção médica.
Referir que a província do Moxico carece da implementação dos serviços de oncologia, com vista ao diagnóstico e tratamento de casos de câncer.
Ao falar à Imprensa, depois de dissertar o tema sobre "câncer, prevenção, consequências e tratamento", o médico interno de cirurgia do Hospital Geral do Moxico (HGM), Augusto Ngombo, defendeu a implementação desta especialidade, tendo em conta o rápido crescimento populacional que a região tem registado.
Conforme este profissional, é necessária uma unidade com serviços de oncologia para o diagnóstico precoce do câncer, da neoplasia (tumores benignos e malignos).
Lembrou que o câncer, além de atacar as mulheres, têm atacado, também, os homens acima dos 60 anos de idade, e para prevenção é necessário a adopção de uma vida saúde, que passa pela realização permanente de exercícios físicos, evitar alimentos gordurosos e alguns fármacos, sobretudo as pílulas ou contraceptivos (no caso as mulheres).
O corrente mês, apelidado por “Outubro Rosa” é dedicado à consciencialização sobre o câncer de mama, com o objectivo de compartilhar informações e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, de tratamento e contribuir para a redução da taxa de mortalidade. TC/YD