Moçâmedes - Quinhentos 56 pacientes com diagnóstico positivo de VIH/Sida foram registados nos cinco municípios da província do Namibe, no I semestre do ano em curso, em 35 mil 846 testes realizados, menos 84 em relação a igual período anterior.
Em declarações hoje à ANGOP, o supervisor do programa de luta contra sida, Manuel Venâncio salientou que, da cifra notificada 414 casos de VIH/SIDA são mulheres, dos quais 114 gestantes e 34 criancas.
No mesmo período foram notificados nove óbitos por VIH/Sida, dos quais três são crianças, contra 18 de igual período anterior.
Dos 556 novos casos registados, 450 pessoas foram inseridos no programa de acompanhamento de tratamento anti-retrovirais, o que representa 80 por cento.
Sublinhou que, durante o semestre 73 mulheres com VIH/Sida realizaram partos dentro do programa de prevenção da doença de mãe para o filho.
Lamentou o abandono de 220 pacientes que faziam o tratamento de anti-retrovirais, apontado como factor a insuficiência na comunicação com os doentes e mudanças constantes para outros centros hospitalares.
No mesmo período foram realizadas campanhas comunitárias que beneficiram 40 mil cidadãos com secções de educação para a saúde, distribuição de mais de 20 mil preservativos, campanhas de testagens voluntária, formações nos locais de serviço e nas instituições escolares. FH/PA