Lubango - Vinte e seis bolsas de sangue, de 450 mililitros, foram doadas hoje, domingo, aos hospitais Central do Lubango, pediátrico, maternidade, municipal Olga Chaves e sanatório, por jovens associados a diferentes organizações.
O acto foi concretizado por organizações juvenis políticas, religiosas, culturais, filantrópicas da província da Huíla, numa iniciativa do Gabinete Provincial da Saúde, em parceria do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos.
Em declarações à ANGOP, após a doação, Félix Puto, afirmou que a iniciativa visou saudar o dia internacional do dador de sangue, assinalado a seis do mês em curso, cuja ideia era movimentar 300 jovens.
Salientou que conseguiram movimentar 36 jovens e destes só 26 tiveram condições de doar sangue, mas apesar de serem poucos, valorizou a coragem de cada um destes jovens voluntários para salvar vidas.
Entretanto, a directora da Maternidade “Irene Neto”, Irina Jacinto, agradeceu o gesto desses grupos de jovens, pois há todos os dias têm uma demanda de pacientes que precisam de sangue.
Considerou que o ideal, é que o paciente caso precise de sangue encontre já no hospital, a unidade tem que estar capacitada em dar resposta às necessidades, mas para tal é necessário a boa vontade da sociedade, pois diariamente são realizadas dez ou mais transfusões. BP/MS