Chinguar - Vinte e sete bolsas de sangue foram doadas hoje, sábado, na secção de hemoterapia do hospital municipal do Chinguar, província do Bié, pelos fiéis da Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA).
Em declarações à imprensa, o pastor da IEIA no Chinguar, Rubem Cawica, disse que a iniciativa respondeu ao “grito de socorro” do hospital municipal, no quadro da nobre missão de salvar vidas humanas.
Rubem Cawica refeiu ainda que a doação enquadra-se também nos festejos dos 140 anos de fundação, na localidade de Kwanjulula, província do Bié, da denominação religiosa.
Já o director do hospital municipal do Chinguar, Manuel Cláudio, enalteceu a iniciativa da IEIA, sublinhando que, antes da doação, o banco de sangue da unidade sanitária tinha apenas quatro bolsas como stock.
Acrescentou que a unidade sanitária, em média, realiza semanalmente 10 transfusões de sangue, com destaque para as vítimas de acidentes de viação, mulheres em trabalho de parto e crianças com doenças greves.
Por este facto, o responsável apelou às organizações da sociedade para que façam o mesmo, tendo como o exemplo o gesto da IEIA no município.
O sector da saúde no município do Chinguar controla 17 unidades sanitárias, com 191 funcionários, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio hospitalar.
A malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas, gripes, parasitose intestinais, conjuntivite, febre tifóide, infecções de transmissão sexual, gastrite e doenças hipertensivas são as mais diagnosticadas nos hospitais locais da região.
O município do Chinguar tem uma extensão territorial de três mil e 54 quilómetros quadrados e uma população estimada em 180 mil habitantes. BAN/SC