Ndalantando - Trinta bolsas de sangue foram doadas sábado ao Hospital Geral do Cuanza-Norte (HGCN), numa acção promovida pelo Conselho Provincial da Juventude (CPJ).
Com a participação de jovens da organização juvenil, religiosos e das Forças Armadas Angolanas, a acção visou abastecer a área de Hemoterapia, que iniciou sábado os seus trabalhos.
Em declarações à imprensa, o técnico de Hemoterapia do Instituto Nacional de Sangue, Elias Viegas, parabenizou os voluntários por esta iniciativa, acrescentando que vai suportar os primeiros trabalhos no hospital.
Informou que além desta acção, a unidade hospitalar vai beneficiar de mais 14 bolsas de sangue do Hospital Provincial do Cuanza-Norte.
A exemplo deste primeiro grupo, o técnico apelou à população a aderir a campanhas de doação de sangue, para permitir que haja stock para a demanda, tendo assinalado que a unidade deve ter sangue a espera de pacientes.
O líder provincial do Conselho da Juventude, Gaspar Faustino Domingos, informou que a acção visa estimular a cultura de doação de sangue de forma voluntária e abastecer o banco de sangue.
“Sendo um Hospital Geral em que os casos de transfusão de sangue podem vir a ser frequentes, o objectivo é que as respostas a estas situações sejam imediatas”, justificou .
Disse que a actividade é um contributo dos jovens com o objectivo de saudar o 49º aniversário da Independência Nacional.
Gaspar Domingos apelou para mais participação de jovens nestas acções, com o fim de salvar vidas e reprovou a atitude daqueles que comercializam este liquido.
O sector de Hemoterapia do HGCN conta com 32 profissionais. IMA/YD