Huambo – O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, pediu, esta quarta-feira, uma maior aposta dos profissionais da saúde na humanização dos serviços prestados aos pacientes, para honrar os fortes investimentos do Executivo angolano no sector.
O governante falava à imprensa, no final da visita aos hospitais Geral do Huambo, municipal do Cambiote, Sanatório, centro de Medicina Física e Reabilitação “Princesa Diana” e à pediatria do Caminho de Ferro de Benguela, nos arredores e periferia desta cidade.
Na ocasião, Pereira Alfredo disse ser importante que os pacientes que acorrem às unidades sanitárias encontrem um atendimento mais personalizado e humanizado, sendo, para tal, necessário que os profissionais entendam a grandeza e o alcance de prestar o bom serviço, que gratifica as comunidades.
“O cidadão tem que ser bem atendido, acarinhado quando acede aos serviços de saúde e, progressivamente, os nossos profissionais vão se compenetrando com este desiderato nacional” referiu
Destacou o facto de a província do Huambo ganhar, nos últimos anos, muitos investimentos no sector da saúde, daí a preocupação do Governo local na contínua gestão dos equipamentos já instalados, para continuarem a servir a população.
O governante realçou que, apesar de muitas infra-estruturas necessitarem de recuperação, na sua maioria estão adequadas de acordo com a demanda da solicitação, bem como a apostar na capacitação dos seus profissionais, pois muitos hospitais da província são hospital escola.
Destes investimentos do Executivo angolano, destacou o centro de hemodiálise, que tem atendido os pacientes do Huambo e de outros pontos do país, para a melhoria do serviço nacional de saúde, com uma assistência médica/ medicamentosa de qualidade.
Assegurou a locação de verbas para a aquisição de fármacos essenciais e de especialidade, com parcerias de subvenção, bem como o pagamento dos fornecedores e prestadores de serviços, para o funcionamento dos hospitais.
Informou que da rede sanitária local vai continuar a receber os investimentos do Executivo angolano, recordando estar em curso os hospitais Militar Regional e Pediátrico, para além da recuperação de uma das alas do Hospital Geral da província.
A província do Huambo conta com 275 unidades sanitárias, entre hospitais de referência, centros e postos de saúde, onde trabalham sete mil 552 profissionais, entre médicos, enfermeiros, administrativos e de apoio hospitalar. ZZN/ALH