Luanda - Com a entrega de 596 mil e 700 doses da vacina Pfizer, esta quinta-feira, os Estados Unidos da América (EUA) completou o lote de um milhão 182 mil e 870 doses, no âmbito do compromisso da administração Biden-Harris.
Após receber 586 mil 170 doses da vacina Pfizer contra a Covid-19, na passada terça-feira (24), o secretario de Estado para Saúde Pública, Franco Mufinda, afirmou tratar-se do último lote de vacina doado pelos EUA que servirá para dar continuidade a campanha de vacinação, sobretudo dirigido a maiores de 18 anos.
“O que nos resta é agradecer o governo americano, bem como o desafio de mobilizar a população no sentido de aderir a vacinação e o envolvimento de cada um”, referiu.
Franco Mufinda referiu ainda que está a decorrer em todas as províncias a gestão do processo logístico, no que toca ao armazenamento, distribuição e a extensão da cadeia de frio.
“Neste momento estamos a levar acabo o processo de vacinação em todos os municípios de Angola”, referiu.
Por sua vez, a embaixadora dos EUA em Angola, Nina Maria Fite, afirmou que, até à data, os EUA já entregaram mais de 110 milhões de vacina a mais de 60 países, mas que no âmbito da parceria estratégica com Angola foi possível a doação de mais de um milhão de vacinas.
“Neste momento, esse é o último lote de vacinas para Angola, logo que poder poderemos mandar mais”, referiu.
Relativamente a formação do pessoal de Saúde para o manuseamento da vacina, Nina Maria Fite referiu que, em parceria com o Ministério da Saúde, foi possível formar os técnicos que estão a dar suporte a vacinação.