Luanda - A administração do distrito urbano 11 de Novembro, município do Cazenga, em Luanda, e a Associação dos Médicos Voluntários de Angola (Meditur) assinaram, nesta segunda-feira, um memorando para a capacitação dos técnicos dos centros de saúde públicos e privados nas diferentes áreas do saber.
Constam ainda do memorando, num período experimental de dois anos, a realização de campanhas de pequenas cirurgias no centro de Saúde da Paz, que possui uma sala para o efeito, e Feiras de Saúde
sob o lema " Saúde ao encontro das comunidades"para consultas médicas gratuitas nos bairros do 11 de Novembro.
A associação Meditur procedeu ainda a entrega de material gastável para o Centro de Saúde da Paz, entre seringas, luvas, cateteres e medicamentos diversos.
A directora clinica do Centro de Saúde da Paz, Elsa Chiconga, disse que o medicamento e o material doado vão ajudar bastante no Banco de Urgência, sala de tratamento e na de parto.
A responsável disse que os profissionais de saúde, na sua maioria enfermeiros, necessitam de actualização técnica e de formação periódica, sendo o memorando uma mais valia, pois no centro muitos técnicos de enfermagem fazem papel de médicos, por existirem apenas três médicos especializados.
O porta-voz da Meditur, Dino Mukueno, informou que a visita serviu para constatar o funcionamento do Centro de Saúde da Paz, fazer o levantamento das necessidades na área clinica, bem como entregar o donativo para ajudar nas necessidades do hospital.
O administrador do distrito urbano 11 de Novembro, José Zua disse ser proveitoso a assinatura deste acordo para a capacitação dos técnicos de saúde que apresentam debilidades no atendimento dos utentes.
" Os médicos voluntários de Angola, trazem para o distrito urbano 11 de Novembro inúmeras vantagens para as unidades sanitárias existentes na circunscrição, para além de tratar-se de uma área social em que o Governo atribui grande atenção", concluiu.
A Meditur é uma ong nacional constituída por profissionais voluntários de saúde nas diferentes áreas, sem fins lucrativos e filantrópica, que leva assistência médica nas comunidades carentes.